A musculação assim como qualquer atividade física colabora, e muito, para uma melhor qualidade de vida e melhora na estética corporal elevando a autoestima. Mas para ser obter os melhores resultados que a Educação Física em geral proporcionar é preciso saber exatamente o que se deseja alcançar. Caso contrário podemos ter um erro de percurso que leva tempo para ser retomado.
Profissional e cliente/aluno devem estar atentos sobre o que decidirem. Sendo assim tudo vai depender dos objetivos dos alunos e da competência do profissional. Para que possam traçar um plano e executá-lo com eficiência. Os princípios de treinamento orientam para um melhor desempenho seja ele esportivo ou estético. Esses princípios juntamente com os objetivos traçados por profissional e cliente/aluno se tornam a combinação perfeita.
Quais os passos para uma combinação perfeita? Depende. Eis algumas sugestões:
- Anamnese – Histórico esportivo e de saúde do cliente e da família.
- Avaliação Física – Dados sobre a composição corporal, teste para analisar a situação das capacidades físicas do cliente.
Objetivos – Traçar os objetivos propostos pelo cliente e pelo profissional. Se forem para a estética, para o esporte, para a manutenção da saúde, para a melhora da saúde ou reabilitação.
- Métodos – O profissional irá escolher os melhores métodos e essa escolha depende das etapas anteriores.
- Freqüência – Quantas vezes o cliente poderá ir treinar também influenciará nos métodos e até mesmo nos objetivos.
- Alimentação – Um profissional de nutrição deverá ser consultado em casos de obesidade, melhora do desempenho, grupos especiais.
Como visto tudo vai depender de uma série de fatores. Não há uma receita de bolo para uma determinada capacidade e principalmente para todos os indivíduos. Cada um é único, e seu treinamento também deve ser único.
0 comentários:
Postar um comentário